Psicologia na educação 10ºano
Introdução
Este trabalho é realizado no âmbito da disciplina de Psicologia e, ao longo da sua realização, vamos falar sobre a Psicologia da Educação.
O quê é a Psicologia da Educação?
Psicologia da Educação é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino e aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); a eficiência das táticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização.
Os teóricos como Sigmund Freud, Jean Piaget, Burrhus Frederic Skinner, Carl Rogers, Lev Vygotsky e Alexander Luria, foram pioneiros do estudo da Psicologia da Educação.
É comum na Psicologia da Educação referir-se à educação da criança e do adolescente, mas também à educação do adulto (Pedagogia .
Freud e Educação:
A psicanálise surge com Freud como possibilidade de compreender o fenômeno educativo através da noção do inconsciente, oferecendo as bases para pensa numa educação que se dispõem diminuir os efeitos patogênicos da repressão e oferecer um modo de profilaxia às neuropatias. "Freud acreditava inicialmente que um dos meios para evitar o aparecimento de sintomas neuróticos seria oferecer uma educação não-repressiva que respondesse aos questionamentos da criança à medida que eles fossem surgindo. Ele também percebia como os sintomas neuróticos poderiam resultar em certa inibição intelectual. É inquestionável que a pura liberdade não educa e não cria indivíduos saudáveis; pelo contrário, cria inadaptados, narcísicos que acreditam que o mundo gira à sua volta e que nada existe além de suas necessidades individuais." (SOUZA, 2003, p.144) Neste sistema de pensamento, pode-se compreender que a educação não ocorre sem estar ligada à repressão.
Piaget e Educação:
Jean Piaget, com o construtivismo, formula a ideia de que o conhecimento é resultado do processo de interação