Psicologia na Atividade Aerea
1- Definir “Fatores Humanos”. Qual a importância dos F.H. na prevenção de acidentes?
Refere-se as pessoas em suas situações de vida e trabalho, a relação com equipamentos e procedimentos no cockpit ou em seu trabalho. Ainda, sobre os aspectos físicos e psicológicos, neste quesito, o aspecto psicológico é primordial na prevenção de acidentes. 2- Como a percepção pode contribuir para a “Performance” do piloto? A percepção de tudo que vemos, ouvimos e sentimos é influencia pelas nossas emoções, experiências passadas etc. Somos continuamente atingidos por vários estilos sensoriais distintos, como parte que se destaca (por nosso interesse) de outra, assim mantemos nossa percepção.
3- Fazer uma lista dos Fatores Mediatos.
Mediatos; tomada de decisão - condicionantes individuais experiências e treinamento - interesse e motivação - estresse relação de trabalho.
Imediatos; Memórias; aquisição (fixação, reconhecimento)
Atenção; foco (margem)
Percepção
4- Quais são os condicionantes individuais?
São ligados a fatores internos; aspectos cognitivos (processo de raciocínio)
Atitude (tendência do individuo a agir)
Estado Emocional (que envolve riscos em sua execução, necessita lidar com as emoções de modo a não comprometer a segurança)
5- Quais influências podem limitar os aspectos cognitivos?
O processo de raciocínio, por vezes difusa ou concentrada. O piloto pode reagir a estes estímulos com julgamentos sobre a situação para poder implementar as ações que serão necessários em cada momento.
6- Definir atitudes. Explicar quais atitudes são incompatíveis com um voo seguro?
O que se observa mais comumente neste ramo de atividade, é a auto confiança demasiada dos pilotos, as vezes distorce a ação ao perigo, isso ocorre mais em pilotos experientes. Já por parte das organizações a aplicação do CRM para mudança de atitude
7- Que tipo de recursos há para minimizar a influência dessa