Psicologia na adolecencia
É na adolescência que surge o momento de estabelecer novos laços fora do ambiente familiar. Amigos, amores, paixões, parcerias que compartilham visões de mundo e os diferenciam dos pais, reafirmam sua singularidade. Busca de uma nova identidade pessoal.
Excessiva exposição ao risco, impulsividade, experimentações, rebeldia, comportamentos transgressores, comportamentos aparentemente patológicos e abuso de drogas são situações que fazem os pais pensar sobre como lidar com elas sem interferir no bom desenvolvimento do adolescente. Cabe à família a modulação das atitudes do adolescente que têm um limite entre o saudável e o patológico. Nesse período, a orientação profissional de um psicólogo ajudará no desenvolvimento psicológico e social do adolescente.
Para isso, é necessário enfrentar os inevitáveis conflitos de gerações e procurar compartilhar esse trajeto com eles, sempre respeitando a busca por independência característica dessa fase.
Puberdade O ponto em que as mudanças físicas da puberdade atingindo um valor máximo, marcado por sinais de maturidade sexual nas meninas pela menarca e machos, na presença de células de esperma vivas. Esta etapa consiste no desenvolvimento do homem após a puberdade e vai produzir uma série de alterações físicas e psicológicas. Ao contrário das duas anteriores, não é inteiramente um fenômeno biológico, não é universal, nem tem as mesmas características em todos os indivíduos. Alguns autores apontam para o final da adolescência, em torno dos 17-18 anos, a OMS (Organização Mundial de Saúde) disse que a adolescência termina aos 19 anos de idade, no entanto, essas