Psicologia Liderança ESPM ADM
(Robbins, Stephen. Comportamento Organizacional. 14 Ed.) LIDERANÇA
Liderança diz respeito ao enfrentamento de mudanças, e um bom líder estabelece decisões com a visão de futuro, entendimento de possíveis obstáculos e monitorando as pessoas para que os superem. Os líderes podem surgir naturalmente- não necessariamente devem ser indicados formalmente para o cargo.
A liderança consiste na capacidade de influenciar um grupo a alcançar metas e atualmente o mercado pede líderes que desafiem o status da liderança e criem visões de futuro, sendo capazes de inspirarem e servirem de exemplo dos membros de sua equipe para que realizem tarefas atinjam metas.
TEORIA DOS TRAÇOS
A Teoria dos Traços vê a liderança como resultado de uma combinação de traços, priorizando especialmente as qualidades pessoais do líder, onde o mesmo deveria possuir certas características de personalidade especiais que seriam facilitadoras no desempenho da liderança. Nesta teoria são enfatizadas qualidades intrínsecas da pessoa, assim permitindo concluir que os líderes já nascem como tal, não havendo a possibilidade de “fazê-los” posteriormente por meio do uso de qualquer técnica de desenvolvimento pessoal.
TEORIAS COMPORTAMENTAIS
As teorias comportamentais sugeriam que é possível treinar pessoas para serem líderes. Uma pesquisa iniciada no final dos anos 1940, na Universidade Estadual de Ohio, sobre as dimensões independentes do comportamento do líder, constataram que as duas dimensões que as pesquisas mostraram ser responsáveis por boa parte dos comportamentos de liderança descritos por funcionários, foram a “estrutura de iniciação” (grau em que um líder é capaz de definir e estruturar o próprio papel e dos funcionários, na busca do alcance de objetivos, como a organização do trabalho), e a “consideração” (grau em que uma pessoa é capaz de manter relacionamentos de trabalho caracterizado por confiança