Psicologia Institucional
Psicologia institucional e processo grupal
Característica da vida humana é caracterizada pela vida em grupo até as referências dos nossos pensamentos são feitas em outros. Dificilmente existe uma pessoa isolada. Por encontrarmos determinantes sociais pode-se afirmar que toda psicologia é no fundo uma psicologia social.
Dada a importância da vida dos grupos e do processo de institucionalização estes dois temas se destacam no campo da psicologia social.
O processo de institucionalização
De acordo com Berger e Luckmann autores que definem a construção social da nossa realidade. De acordo com que as pessoas vão descobrindo a forma mais rápida simples e econômica para realizar as tarefas do dia a dia As bases concretas, estabelecidas com o decorrer do tempo, não são mais questionadas. A tradição se impõe porque é uma herança dos antepassados. Se eles determinaram que essa é a melhor forma, é porque tinham alguma razão. Quando se passam muitas gerações e a regra estabelecida perde essa referência de origem (o grupo de antepassados), dizemos, então, que essa regra social foi institucionalizada.
Insituições, organizações de grupos
A instiuição é um valor ou regra social com estatuto de verdade serve como padrão ético e comportamento das pessoas em geral.
Se a instiuição é o corpo de regras e valores, a base concreta da sociedade é a organização. A organização pode ser um complexo organizacional – um ministério, uma igreja, uma empresa, uma creche. As instituições sociais serão mantidas nas organizações.
A importancia no estudo dos grupos na piscicologia
No final do século XIX foi realizado estudo denominado a piscilogia das massas, um dos primeiros pesquisadores foi Gustav Lê Bom.
As pessoas se unem e formam massas compactadas muito organizadas e autônomas, um exemplo disso aconteceu no Brasil em 1984 por ocasião das Diretas Já onde derrubou a ditadura militar por causa de milhões de pesssoas que foram as ruas.
Apesar