Psicologia Institucional
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
Trabalho apresentado a Universidade Paulista como requisito para finalização da disciplina de Psicologia Ciência e Profissão do curso de Psicologia sob orientação da Professora Doutora Adriana Leonidas de Oliveira.
São José dos Campos
2013
SUMÁRIO
3.1 Caracterização do Campo de atuação. 12
3.2 População atendida. 15
3.3 Formação profissional na graduação. 17
3.4 Mercado de trabalho. 18
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho foi produzido pelos alunos do primeiro semestre do curso de psicologia no ano de 2013, na disciplina de PCP ministrada pela Profª. Dra. Adriana Leônidas.
Ele foi desenvolvido para que os alunos reflitam os efeitos que a atuação do psicólogo produz sobre a sociedade e introduzir-nos nesta ciência de diversidade e profissão de alguns contextos que é a Psicologia.
O grupo foi a campo no qual cada psicólogo entrevistado trabalha atualmente, para a realização das respectivas entrevistas, sendo todas elas do contexto da Psicologia Institucional, o qual o grupo foi designado a desenvolver este trabalho.
Vejamos resumidamente o que é a Psicologia Institucional (José Bleger).
“Psicologia Institucional é o termo usado para designar a abordagem da psicologia nas instituições, fundamentada no referencial psicanalítico. Surgiu na Argentina na década de 60 e difundiu-se no Brasil através do estado de Rio Grande do Sul.
José Bleger contribuiu de maneira fundamental para o desenvolvimento de métodos de trabalho a nível institucional, ampliando seus estudos sobre grupos e entendendo que a instituição é um grupo que resulta de acordos que se fazem entre a organização e as pessoas a quem a organização confia as atribuições contidas nas funções.
Entendendo a dinâmica institucional, este teórico, enfatiza a importância dos objetivos do psicólogo e os objetivos da instituição, e propõe que a Psicologia Institucional é constituída por um