Psicologia institucional.
R: Ela serve como um meio para a satisfação das necessidades da sociedade e também para servir de instrumento de regulação e controle das atividades do homem. As principais instituições são: família, religião, econômica, politica, educação, etc.
2- Para quem a instituição serve?
R: Ela serve para assegurar a unidade e a continuidade de um grupo, associação, etc. . A instituição não olha o individuo no individual. Progressivamente, a psicologia institucional pode ser assim desenhada quanto à sua atuação: a) âmbito psicossocial [indivíduos]; b) âmbito sócio-dinâmico [grupos]; c) âmbito institucional [instituições]; e, d) âmbito comunitário [comunidades].
3- Qual é o objetivo do Psicólogo na Instituição?
R: O objetivo do Psicologo no campo institucional é um objetivo de psico-higiene,que seria conseguir a melhor organização e as condições que tendem a promover saúde e bem estar dos integrantes da instituição. O Psicologo institucional pode se definir então como um técnico da relação interpessoal, um técnico dos vínculos humanos ou um técnico da explicitação do implícito(conteúdos manifestos e conteúdos latentes. Esse psicólogo não decide, não executa, nem resolve. Seu papel de assessor ou consultor deve ser rigorosamente mantido, deixando a solução e execução em maõs dos organismos próprios da instituição. Ele então não deve ser em nenhum caso nem um administrador, nem um diretor, nem um executivo, nem deve sobrepor-se na instituição como um novo organismo.
4- Por que podemos dizer que a análise institucional de Bleger se baseia no modelo tradicional clinico da Psicanálise?
R: Pode-se dizer que a análise institucional de Bleger se baseia no modelo tradicional clinico psicanalítico, porque Bleger olha para uma dinâmica individual e não para uma totalidade.
****Pode-se dizer que a análise institucional de Bleger se baseia no modelo tradicional clinico psicanalítico, porque Bleger faz uma análise da totalidade da