Psicologia Industrial Humo Munsterberg
494 palavras
2 páginas
Psicologia Industrial - Hugo MustenbergHugo Münsterberg Danzig, nascido em 1 de junho de 1863 - Alemanha foi que estabeleceu as bases e justificativas da psicologia industrial na administração.
Hugo Munsterberg é reconhecido como visionário que previu o futuro da psicologia. Recebeu o título de doutor em Psicologia da Universidade de Leipzig, em 1885, e de doutor em Medicina, em 1887. Em 1897, foi para Harvard, onde se tornou professor e diretor do programa de psicologia. Em sua carreira, fez contribuições significativas em quase todos os campos da psicologia. Chegou a ser chamado de fundador da psicologia aplicada nos EUA e na Europa, pois defendia a utilização da psicologia em situações práticas. Munsterberg é considerado o criador da psicologia industrial. Ele propõe a psicologia na indústria, porque ela ajuda a encontrar os homens mais capacitados para o trabalho, definir as condições psicológicas mais favoráveis ao aumento da produção, produz as influências desejadas, na mente humana do interesse da administração.
Criou e empregou os primeiros testes de seleção de pessoal. Foi também o primeiro consultor de organização para assuntos de comportamento humano. Em 1920, a psicologia industrial estava estabelecida como ramo importante da administração de empresas.
Munsterberg relacionou as habilidades dos novos empregados com as demandas de trabalho da organização.
A psicologia de Munstreberg e a eficiência industrial resumiam-se em três pontos principais:
1. O melhor homem.
2. O melhor trabalho.
3. O melhor resultado.
No trabalho a psicologia da época se apoiava em dois aspectos fundamentais:
1. Análise e adaptação do trabalho ao trabalhador.
2. Análise e adaptação do trabalhador ao trabalho.
Comentários
Lendo um pouco sobre que foi Hugo Munsterberg, nota-se o quanto foi importante na relação trabalho x trabalhador, foi quem abriu os caminhos, estabelecendo bases e justificativa do movimento da psicologia industrial na administração