Psicologia Hospitalar
O objetivo da seguinte pesquisa bibliográfica foi conhecer sobre o psicólogo em geral, mas tendo como aprofundamento na psicologia hospitalar. Trata-se de um estudo em que se procura mostrar o que está ao redor do psicólogo em todas as suas áreas de atuação. Através dos dados coletados na pesquisa foi notado que a psicologia vem se expandindo nesses últimos tempos, ganhando grande espaço no mercado de trabalho e conseqüentemente aumentando o numero de graduados nessa área. Em relação à remuneração, esta irá depender do setor e área em que o profissional irá escolher, sendo autônomo, empregado, além de prestar concursos. Na psicologia hospitalar, teve o foco maior nas interações entre o psicólogo e o paciente, família e a equipe multidisciplinar. Conclui-se que, o psicólogo necessita de uma formação acadêmica, embasados em uma filosofia de humanização, para que assim possa ser um bom profissional.
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa bibliográfica foi feita com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a profissão do psicólogo, abrangendo também suas diversas áreas de atuação, focando principalmente em uma das áreas, a psicologia hospitalar.
A Psicologia é o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade, observando e analisando as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente, ajudando-o a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Esse profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo, do ponto de vista psicológico, para a recuperação da saúde das pessoas. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional.
No sentido de priorizar as condições básicas que favorecem o bem estar físico e mental, a psicologia em suas ramificações apontar para