Psicologia Hospitalar: Possibilidades e Limitações
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS
CURSO DE PSICOLOGIA
Ingrid Martins
Larissa Amanda Batista
Paulo Roberto Costa
Psicologia Hospitalar: Possibilidades e Limitações
BELÉM – PA
2013
Ingrid Fabiane Gonçalves Martins
Larissa Amanda Batista
Paulo Roberto Silva
Psicologia Hospitalar: Possibilidades e Limitações
Trabalho acadêmico referente à primeira unidade para a 1ª NI da Teoria da Psicanalise, orientado pela ProfªTatiane Lima Santos.
BELÉM – PA
2013
1. Introdução
Sendo um território fértil para a análise e a intervenção do psicólogo, a Psicanálise encontra no hospital um ambiente facilitador para a escuta do inconsciente enquanto existir demanda para ela; Apesar dos diversos desafios proporcionados pelas frequentes interrupções e também pela indefinição do Setting terapêutico, este ambiente é facilitador para o profissional por que é proveniente da abertura e da fragilidade do paciente naquele local proporcionada por diversos fatores como o contato com a morte e o rompimento com o circulo familiar e social.
Como Elias (2008) nos indica a previsão dada por Freud para a expansão da prática psicanalista faz com que haja a adaptação desta práxis para diversos contextos que diferem da clinica. Sendo assim existe a inerente busca para o aperfeiçoamento e a aplicação da técnica em para outras áreas.
A Psicanálise na área hospitalar vem trazendo uma quebra de ruptura quando nos mostra que tem sua aplicação nas extremidades de atuação profissional. Não sendo algo pioneiro a aplicação na pratica, ela nos traz novos elementos para um lugar carente de esperança de que um sujeito diferente possa ressurgir diante das dificuldades proporcionadas naquele ambiente.
Segundo Sarno e Fernandes (2004), com a oferta de cura dada pela ética medica, o sujeito fica