Psicologia Hopsitalar

1304 palavras 6 páginas
ENTREVISTA: PSICOLOGIA HOSPITALAR - A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ÁREA HOSPITALAR E DA SAÚDE

Entrevista concedida a estudantes de psicologia, em 24/10/2003.

1) Nos conte um pouco sobre a sua formação profissional e porque e como passou a desenvolver seu trabalho na área hospitalar.

Iniciei a minha trajetória curricular ainda na Universidade Paulista UNIP, onde realizei diversos estágios supervisionados, na área clínica e em dois hospitais no Instituto Brasileiro de Controle ao Câncer e em um hospital em São Caetano do qual não me recordo o nome. No 5o. ano, além de estagiar nestes dois hospitais e realizar atendimentos na clínica, realizei também estágio como voluntária na Santa Casa, no Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho. Este estágio era de segunda à sexta, das 7 às 12 horas. Realizei cerca de 500 atendimentos de pacientes com câncer e, na sua maioria, pacientes na terminalidade da vida. Após um ano de formada, ou seja, em 1996, iniciei o curso de pós-graduação em Psicologia Hospitalar, coordenado pela Dra. Mathilde Nedher, e, por convite dela, ingressei no mestrado da PUC como aluna especial, e no grupo de estudos em Psicologia Hospitalar da Divisão de Psicologia do Hospital das Clínicas. Após alguns meses, ingressei na equipe interdisciplinar do Ambulatório de Ginecologia da Infância e Adolescência do Hospital das Clínicas, dentro do Programa de Atendimento à Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Este programa também acontece na Casa do Adolescente. Na Casa, fui responsável pelo grupo terapêutico com adolescentes, adolescentes gestantes, mães e pais adolescentes. A minha vivência com esse grupo motivou-me a pesquisar as causas da gravidez na adolescência, pois, na sua quase totalidade, expressam que não queriam engravidar.
A partir desses trabalhos, fui realizando projetos e pesquisas na área hospitalar e da saúde, com pacientes, familiares e equipe interdisciplinar, com adolescentes,

Relacionados