Psicologia geral
A Bioquímica está focada, principalmente, no estudo das estruturas e funções de componentes celulares de todos os organismos, como proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucleicos e outras biomoléculas.
Um dos primeiros cientistas a trabalhar na área da Bioquímica foi Eduard Buchner, que, em 1897, conseguiu reproduzir uma reação bioquímica num tubo de ensaio, mostrando que tais reações ocorrem mesmo fora da célula (in vitro). Na época, este fato contrariava a teoria vitalista que dizia que a célula é a mais pequena unidade “funcional” de um organismo.
Nas primeiras décadas do século XX, foram desvendadas algumas das principais reações químicas que ocorrem nos organismos, as vias metabólicas.
Em 1932, estudos identificaram o ATP, que é a principal fonte energética das células.
Hans A. Krebs descreveu as várias etapas do ciclo do ácido cítrico, atualmente também conhecido por ciclo de Krebs.
A partir dos anos 50, os bioquímicos começaram a estudar a estrutura de algumas proteínas envolvidas em reações bioquímicas, bem como das moléculas responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética, os ácidos nucleicos.
Em 1953, James Watson, Francis Crick e Maurice Wilkins desvendaram a estrutura tridimensional do DNA, mostrando ao mundo a sua forma em dupla hélice. No mesmo ano, Frederick Sanger determinou, pela primeira vez, a sequência de aminoácidos da insulina.
Após sete anos , em 1960, John Kendrew e Max Pertuz determinaram a primeira estrutura tridimensional de uma proteína, a hemoglobina. Em 1966, o código genético, isto é, a correspondência entre a sequência de nucleotídeos nos ácidos nucleicos (DNA e RNA) e a sequência de aminoácidos na proteína, foi desvendado.