Psicologia geral
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais. É uma disciplina estimulante e dinâmica, que tem crescido a passos largos nas últimas décadas. A palavra se origina do grego Psique que significa a alma, o espírito ou a mente e logos estudo, palavra ou razão.
Os gregos acreditavam que o ser humano possuía uma parte material (corpo) e uma imaterial (alma). A pré-história da psicologia como ciência mistura-se com a história da filosofia, pois foram os filósofos os primeiros a tentar entender a “alma” humana. Quem rompeu este conceito foi Descartes, ele considerava o humano sendo composto por corpo e mente (não alma), daí a psicologia passou a ser o “estudo da mente” ou “da consciência”.
Foi somente no inicio do séc. XVIII que o termo psicologia tornou-se mais comum entre os estudiosos, foi quando passou a significar “O estudo da mente”.
A psicologia se isola em cada variável usualmente com aspecto do comportamento, cada uma delas enfoca o comportamento humano de maneira diferente quanto a sua origem e as possibilidades de atuar sobre ele. Concentra-se nos fenômenos relacionados com o fundamento de indivíduos e grupos.
* A psicologia enquanto ciência
Para a Psicologia ser considerada ciência, é necessário o método experimental. O primeiro que submeteu a isto a psicologia foi Wundt, que em 1879 criou o primeiro laboratório de estudos psíquicos. Desde cedo que o Homem interroga acerca do mundo que o rodeia, mas também acerca dele próprio. Questões filosóficas como: "O que é o Homem?", "Qual o papel do ser humano no mundo?" e "Porque é que existe o bem e o mal?" podem ser consideradas como os primórdios da psicologia. Até aí, o que se pode considerar hoje como psicologia estava no âmbito da filosofia. A psicologia então é considerada ciência e tem seu campo de estudo definido: o Homem, e este campo se misturam tanto com a Biologia como com as Ciências Sociais, pois o homem é biopsicossocial (corpo,