psicologia forense
INTRODUÇÃO____________________________________________________PÁGINA 03
A PSICOLOGIA E SUA RAMIFICAÇÃO NO ÂMBITO JURÍDICO______PÁGINA 04
1.1 A PSICOLOGIA NO ÂMBITO CRIMINAL________________________PÁGINA 04
1.2 TEORIA DE LOMBROSO_______________________________________PÁGINA 05, 06
2 - A PSICOLOGIA FORENSE NO ÂMBITO DO DIREITO CIVIL______PÁGINA 06, 07
3 - PSICOLOGIA JURÍDICA E DIREITO DO TRABALHO_____________PÁGINA 07
4 - CONCLUSÃO__________________________________________________PÁGINA 07, 08
BIBLIOGRAFIA__________________________________________________PÁGINA 08
PSICOLOGIA FORENSE
Introdução
A psicologia jurídica, um ramo de estudo da Psicologia, interligando os conhecimentos psicológicos ao âmbito do Direito, principalmente saúde mental, tão quanto aos estudos sócio-jurídicos dos crimes e quanto a personalidade da Pessoa Natural e seus embates subjetivos.
Visa a proteger a sociedade e à defesa dos direitos do cidadão, através da perspectiva psicológica. Juntamente com a Psicanálise Forense, constitui o campo de atuação da Psicologia conjuntamente com o Direito. o Direito e a Psicologia possuem caminho em comum, ambos tratam do comportamento humano. Sendo o Direito o conjunto de regras para regular este comportamento descrevendo a conduta e forma de solucionar conflitos enquanto a psicologia tenta compreender as reações biológicas, comportamentais e de processos mentais.
No direito estuda-se as normas jurídicas enquanto estímulos vetores das condutas humanas. Sendo assim, compreende o estudo de comportamentos individuais ou em grupos quando se desenvolve em ambientes regulados pelo Direito e até mesmo a evolução de tais normas dentro da sociedade.
Este ramo da Psicologia dedica-se às situações que se apresentam sobretudo nos tribunais e que envolvem o contexto das leis. Desse modo, na Psicologia Jurídica, são tratados todos os casos psicológicos que podem surgir em contexto de tribunal.