Psicologia experimental
Nos movimentos cooperativistas do Brasil figuram diferentes tipos de organizações cooperativas, e esse tipo de empreendedorismo representa um grande segmento do mundo globalizado.
Cooperação: Etimologicamente se origina no verbo latino cooperari e significa; produzir junto, produzir em conjunto.
Cooperativismo: Conforme a doutrina objetiva a correção do social pelo econômico por meio de associações de fins predominantemente econômicos, que são as cooperativas.
Cooperativas: Empresa formada de pessoas para pessoas, cujas diretrizes estão fundamentadas na lei n° 5.764/71. Sendo que uma empresa cooperativa, legalmente estabelecida, é reconhecida no Brasil e em qualquer lugar do mundo.
Tipos de sociedade empreendedora: Sociedade cooperativa pura; E aquela sociedade cujo principio e o homem e o cooperador é sempre o dono e usuário da sociedade, cada pessoa conta um voto na assembleia, é também uma sociedade de pessoas que funciona democraticamente.
Sociedade econômica: E a sociedade cujo, o principal é o capital, os sócios vendem seus produtos e serviços a uma massa de consumidores, cada ação ou quota conta um voto na assembleia e seu controle é financeiro, é uma sociedade de capital que funciona hierarquicamente.
Sociedades por quotas e ações cooperativas: Sociedade cooperativa pura; São as sociedades que as quotas não podem ser transferidas a terceiros, os resultados retornam aos sócios de forma proporcional ás operações.
Sociedade econômica: Já nessa sociedade as quotas podem ser transferidas a terceiros, e as ações, negociadas no mercado, dividendos retornam aos sócios proporcionalmente ao número de ações.
Elas constituem parceiras adequadas para governos democráticos sérios, na medida em que ambos buscam objetivos semelhantes, como a geração de empregos, a distribuição de renda, a defesa do meio ambiente, a segurança alimentar, entre outros.
Um dos setores do cooperativismo que têm apresentado grande