Psicologia excepcional
FACULDADE DE PSICOLOGIA
ASPECTOS MULTIFATORIAIS QUE INTERFEREM NA ATENÇÃO
Orientadora: Profª. Ms.
Artigo Científico apresentado ao Curso de Psicologia da Fesurv – Universidade de Rio Verde, como parte das exigências do Estágio Supervisionado da Psicologia do Excepcional.
RIO VERDE - GOIÁS
2009
ASPECTOS MULTIFATORIAIS QUE INTERFEREM NA ATENÇÃO
Danielle Macedo Guimarães Vilela
Rossana Macedo Borges Cruvinel
RESUMO
O principal objetivo deste estudo foi investigar quais fatores ambientais, sociais e comportamentais interferem na atenção. Pode-se perceber que nas atividades isoladas do ambiente da sala de aula, a aluna apresentou maior atenção e conseguiu responder de forma assertiva, a alguns exercícios propostos. O contexto em que a aluna está inserida no ambiente escolar e as múltiplas deficiências que os membros da sala de aula possuem, são variáveis extremamente relevantes à desatenção da aluna, o fator da mesma ter sido participante da rede regular de ensino, e encontrar-se atualmente em uma sala com alunos portadores de múltiplas deficiências, contribuiu para seu prejuízo cognitivo.
PALAVRAS-CHAVE: Atenção, hiperatividade, aprendizagem
KEY WORDS:
1 INTRODUÇÃO
As crianças com déficit de atenção não conseguem realizar várias tarefas que lhe são propostas. Por este motivo são consideradas como crianças desatentas, desinteressadas, demonstrando dificuldades no processo de aprendizagem. A criança inserida no processo de ensino especial demanda uma atenção diferenciada, assim como, os professores e a família precisam estar engajados neste processo de desenvolvimento, além de proporcionar um entendimento maior que capacite os profissionais da educação diferenciar a hiperatividade de um comportamento indisciplinado. A hiperatividade e a desatenção prejudicam o aprendizado por causa da falta de concentração nas atividades que os alunos apresentam, e, principalmente numa escola de ensino