Psicologia Especial
Conteúdo 1
Assinale a alternativa incorreta.
A
Para Freud, nas psicoses o mundo exterior é percebido de modo claro. Justifique sua resposta:
B
Para Freud, a etiologia comum às neuroses e psicoses é a frustração dos desejos.
Justifique sua resposta:
C
Na neurose o fragmento de realidade é ignorado e a tentativa de substituição da realidade desagradável por outra que esteja mais de acordo com os desejos do indivíduo é possibilitada pela existência de um mundo de fantasia.
Justifique sua resposta:
D
Na psicose a realidade é recusada – e o novo e imaginário mundo externo da psicose tenta colocar-se no lugar da realidade externa.
Justifique sua resposta:
E
Os estudos das psicoses e do fetichismo, afecções que põem em causa principalmente as relações do Ego com a realidade, levaram Freud a aprofundar os conceitos de clivagem do Ego e de mecanismo de recusa.
Justifique sua resposta:
Você já respondeu e acertou esse exercício.
A resposta correta é: A.
Leia o texto e assinale a alternativa incorreta. Se o medo faz parte da “psicopatologia cotidiana”, o que é, então, a fobia? A definição psicanalítica de fobia nos conduz a uma encruzilhada: trata-se de um quadro clínico ou de um sintoma?
A
O medo está presente na vida cotidiana de todos nós desde a infância. As fobias, contudo, são manifestações de um tipo de neurose, e podem ser definidas pela existência de um objeto fóbico e o respectivo terror que esse objeto provoca no sujeito.
Justifique sua resposta:
B
Para Freud, a definição de fobia desliza da neurose de angústia à histeria de angústia, mas pode ser um sintoma encontrado na neurose obsessiva e em quadros psicóticos.
Justifique sua resposta:
C
Qualquer coisa, mesmo um objeto ou algumas situações das mais inverossímeis ou inofensivas podem tornar-se objetos fóbicos. O que determina isso são as associações inconscientes do sujeito, derivadas de sua história singular.
Justifique sua