Psicologia Escolar
Busca compreender a constituição da psi escolar como campo de atuação, tendo em conta seus condicionamentos sócios históricos e científicos. A psi escolar conceitua como um campo de atuação do psicólogo “em eventualmente de produção cientificas ’’ caracterizado pela utilização da psi no contexto escolar, com o objetivo de contribuir para otimizar o processo educativo entendido este como complexo processo de transmissão cultural e de espaço de desenvolvimento da subjetividade. A psi esta constituída pela conjunção de dois elementos : em primeiro lugar, pelo seu objetivo, sem esse a contribuição para a otimização dos processos educativos que acontecem na instituição escolar entendidos de forma ampla e também complexas pelos múltiplos fatores que neles intervém ‘’ não apenas aqueles de ordem pedagógica, mas também de ordem subjetiva, relacional, e organizacional ’’ em segundo lugar pelo locus de atuação constituído pelas diferentes instancias do sistema educativo, em especial a instituição escolar.
As funções gerais que um psicólogo bem formado pode desempenhar em relação ao seu campo de estudo são a de avaliação, diagnostico orientação, intervenção, formação acessória ou consultoria e pesquisa.
Classificamos as formas de atuação do psicólogo nas escolas em dois grupos: tradicionais e emergentes com o objetivo de gerar visibilidade sobre as formas de atuação as tradicionais: aquelas que podem ser consideradas como uma historia relativamente consolidada, e as emergentes são as que apresentam configuração relativamente resente,