Psicologia Escolar em Rondônia
Hoje em muitos cursos de ensino Superior de Rondônia ainda encontra-se pautada na formação do Psicólogo escolar á exercer uma prática clínica nas escolas, por meio de atendimento individual, e á longo prazo, da criança encaminhada com queixa escolar, realizando anamnese com os pais, aplicando testes de personalidade de inteligência no aluno.
Levando á uma questão de padronização, normalidades e culpabilização, ou dos familiares ou dos alunos em termos de deficiência intelectual, de aprendizagem, problemas emocionais.
Desta forma excluem a possibilidade de basear a avaliação enquadrada nas complexidades cotidiana escolar e da situação histórico-cultural e a aprendizagem contextualizada.
Para conhecermos um pouco deste viés na prática do psicólogo escolar, temos várias teorias que cobre o conhecimento, tendo Freud dando sua contribuição sobre as predominâncias em cada fase do desenvolvimento, pensamento inconsciente e seus pensamentos transferências, Skinner com sua teoria comportamental de reforçamento, punição, condicionamento e suas diversas técnicas voltadas no âmbito escolar, Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com o estágio de desenvolvimento em que esta se encontra conhecimento dos estágios do desenvolvimento e muitos outros com inúmeras e importantes contribuições.
Mas neste contexto atual que nos remete salientar é a contribuição da teoria de Vygotski nos deixou para essa nova prática, Vygotsky foi o primeiro estudioso a ressaltar a importância do ambiente durante desenvolvimento da criança e durante a formação da mente humana.
Considerava que as origens da vida consciente e do pensamento abstrato encontravam-se na interação do organismo com as condições da vida social e com as formas histórico-sociais de vida humana. Destarte, Vygotsky propunha que se deve buscar analisar o reflexo do mundo exterior no mundo interior do