Psicologia educacional
Toda escola tem como responsabilidade formar um cidadão, sendo assim, também faz parte da responsabilidade dela, influenciar a prevenção e promoção a saúde
A Prevenção vem com o intuito de impedir que a saúde seja prejudicada ou sofra algum prejuízo que impeça o desenvolvimento sadio de um individuo.
Ao Promover a Saúde, exaltam-se condutas positivas que visem a estabilidade do corpo e mente do individuo, proporcionando a propagação dos conhecimentos e relacionamentos com maior destreza.
Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social, os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o ambiente natural, político e social. A saúde é, portanto, um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Assim, não é responsabilidade exclusiva do setor saúde e vai além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global. (Buss, 2012). (ver pagina)
O bem estar mental, é de extrema importância e influência em todos os setores da vida. Uma mente saudável, ampara e mantém o corpo sadio e relações sociais estáveis.
Pensando nessas benfeitorias promovidas pela mente humana, abordaremos nesse projeto, uma intervenção e promoção a saúde de alunos do ensino fundamental I, para ajudá-los a ter desenvolvimento saudável, mente equilibrada e relações sociais adequadas.
Nosso foco será voltado ao fortalecimento dos comportamentos de compartilhar, integrar, cooperar e confiar para melhorar o convívio social e aperfeiçoar hábitos alimentares e higiênicos, para manutenção preventiva do corpo sadio, enaltecendo comportamentos adequados, já adquiridos, que serão a base para o desenvolvimento das habilidades.
Segundo LUIZZI & ROSE, crianças na segunda infância beneficiam-se de programas pautados em uma perspectiva de prevenção universal que atendem a todos os alunos já no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Sendo