Psicologia do trabalho - revisão
E
TRABALHO
RELAÇÃO HOMEM – NATUREZA;
TRANSFORMAÇÃO DA NATUREZA;
TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA;
PAPEL DO INSTRUMENTO;
DIFERENÇA TRABALHO HUMANO E ATIVIDADE ANIMAL
Sabe-se, por exemplo, que o símio aprende a servir-se de um pau para puxar um fruto para si. Mas estas operações não se fixam nos “instrumentos” dos animais e estes “instrumentos” não se tornam os suportes permanentes destas operações. Logo que o pau tenha desempenhado a sua função às mãos do símio, torna-se um objeto indiferente para ele.[...]
[...] Esta relação é inversa no caso do homem. É a sua mão, pelo contrário, que se integra no sistema sócio-historicamente elaborado das operações incorporadas no instrumento e é a mão que a ele se subordina. A apropriação dos instrumentos implica, portanto, uma reorganização dos movimentos naturais instintivos do homem e a formação de faculdades superiores. (LEONTIVEV, 1978)
O QUE É TRABALHO?
NÃO É MERCADORIA;
NÃO É EMPREGO;
UMA DEFINIÇÃO
Karl Marx “Trabalho, antes de tudo, é um ato que se passa entre o homem e a natureza […] ao mesmo tempo que age, por esse movimento, pela natureza exterior a modifica, modofica sua própria natureza e desenvolve faculdades que nela dormitavam” (apud CODO, 2006, p. 40)
O significado por definição é eterno (signo que fica), ao abrir a ação para além de si, ao transformar em transcendente o gesto. O trabalho o imortaliza, os humanos são um animal histórico exatamente nessa medida e por esta via. Os gestos da dona de casa, do marceneiro, do garoto propaganda, e de quantos mais exemplos lembrarmos sempre estarão fazendo parte da vida de todos nós, além e apesar do autor. (CODO, 2006, p. 42).
TRABALHO IDENTIDADE E PRAZER
Trabalho é uma atividade humana por excelencia, o modo transmitimos significado a natureza, a identidade, demanda os significados para se estabelecer. O trabalho comparece, portanto, como um dos elementos essenciais na constituição da identidade (apesar de