psicologia do serviço social
PSICOLOGIA E CULTURA
INTRODUÇÃO
O tema a ser explanado, abordará as questões psicossociais relacionados ao filme Tropa de Elite, as linhas tênues(frágeis) que definem humanos de animais.
Destacaremos o comportamento e o cotidiano do BOPE, bem como a comparação dos comportamentos dos seres humanos e animais.
O filme Tropa de Elite, tem como tema o batalhão de policiais de operações especiais (BOPE) da polícia militar do Estado do Rio de Janeiro. Retrata a dura realidade de mais de sessenta favelas da cidade, tomadas por traficantes fortemente armados.
O BOPE, intervém quando a polícia convencional não consegue resolver os problemas mais complexos e observamos que com o passar do tempo, o policial é afetado psicologicamente com tantos horrores presenciados no dia a dia da corporação.
O filme retrata a importância de colocar em prática uma política de segurança pública que não incentive ainda mais a violência através do confronto, vingança, da desvalorização do policial que vive expondo sua vida em risco, sendo que muitos são mortos em confrontos com os marginais.
Mostrou claramente as regras atuais e as condições sociais de nossa sociedade com relação a processo de corrupção, violência policial e a fragilidade desse sistema, destacando um trecho do filme em que o personagem principal revela que a “paz no Rio de Janeiro depende do equilíbrio delicado dos bandidos e a corrupção dos policiais”.
Na comparação de comportamento proposta no trabalho, entre seres humanos e animais destacamos a seguir comentários de importantes pesquisadores no assunto, que dizem: “Não há nenhuma diferença fundamental entre o homem e os animais mais superiores do reino no que diz respeito a suas faculdades mentais....há uma imensa diferença entre a mente do homem mais primitivo e das espécies animais mais superiores”; afirmou o naturalista inglês Charles Darwin.
Com essa teoria, a teoria da evolução, Darwin propôs que os humanos