Psicologia do Esporte
Introdução
Existem vários termos que descrevem a preparação mental de um atleta para sua competições, por exemplo: Visualização, ensaio mental, ensaio simbólico, treino secreto, mentalização e treino mental. Esses termos refere-se a criação ou recriação de experiências na mente. É a recuperação de fragmentos da memória, de informações armazenadas e de experiências passadas. A mentalização é uma forma de simulação, é semelhante a experiências sensorial, por exemplo: ver, sentir, ouvir, etc. Mas toda a experiência ocorre na mente. Com o uso da mentalização pode-se recriar experiências positivas anteriores ou imaginar novos eventos a fim de se preparar mentalmente para a atuação.
Conceitos Sobre Mentalização
De acordo com Samulski (2002), o treinamento mental seria “a imaginação de forma planejada, repetida consciente de habilidades motoras, técnicas esportivas e estratégias táticas”.
Segundo Weinberg e Gould (2001), a “mentalização refere-se á criação ou recriação de uma experiência na mente. O processo envolve recuperar na memória fragmentos de informação armazenados de experiências passadas moldá-los em imagens significativas”
De acordo com Beck e Weineck (1999), o treinamento mental é composto de uma mentalização e racionalização de uma sequencia de movimentos a serem realizados a fim de aperfeiçoar o seu processamento.
Então, podemos dizer que a mentalização pode ser definida como a simulação mental, consciente, planejadas e repetida de experiências, incluindo ações motoras, estratégias e outras experiência sensoriais utilizando todos os sentidos.
Mentalização no Esporte
Segundo Fleury (1998) a Teoria Psiconeuromuscular (PNM) afirma que existe relação neurofisiológica direta entre a experiência artificial imaginada e o desempenho real, quando uma pessoa imagina estar desempenhando determinada atividade pequenas quantidades de atividade neural podem ser medidas por todo o nosso corpo, em outras palavras, ao