Psicologia do desenvolvimento
Hereditariedade
Transmissão da genética aos descendentes onde características do físico, do psíquico e do emocional são passados de geração em geração.
Exemplos
João é filho de Joana. Portanto, tem a aparência (físico) semelhante ao dela.
Julio é filho de Murilo. Portanto, tem o gênio (emocional) semelhante ao dele.
Meio Ambiente O meio onde vivemos. Não se prende ao meio físico (a casa, apartamento etc.) Mas no ambiente de convívio onde há relações entre a familia e o indivíduo. Ele pode ser saudável, agressivo, estimulador etc.
Exemplos
José vive em um meio agressivo, pois sofre espancamentos, agressões, presencia brigas e discórdias.
Maria vive em um meio estimulador, pois tem acesso a brinquedos, jogos, filmes educativos e uma “mãe” para conversar e cuidar.
Comportamento Operante
Consiste na repetição das respostas que forem seguidas de reforços.
Exemplo
Em bebê escuta frequentemente os pais falarem a ele “mamãe”, e assim, ele começa a imitar os sons, pronunciando “mama”. Os pais por sua vez, irão sorrir e alogiá-lo . Esse reforço irá fazer com que o bebê repita a “mama” imediatamente.
Reforço
Reforços são estímulos que incentivam e aumetam a frequencia de determinado comportamento.
O reforço pode ser positivo ou negativo.
Positivo quando queremos que determinado comportamento continue e aumente de frequência, reforçamos positivamente.
Exemplo
Bruna é a ajudante do dia e fez tudo como previsto. Por isso, a professora parabenizou-a pela sua ajuda. ( Bruna aumentará seu comportamento para que a professora sempre a elogie.)
Negativo quando é um estímulo que aumenta a frequência do comportamento que consiste em retirar um estímulo aversivo do ambiente, ou seja, que determinado comportamento seja interrompido, pare.
Exemplo
Josiane vai ao supermercado e precisa levar seu filho. Então ela conversa com ele em casa para evitar que ele faça birra, dizendo que se