Psicologia Do Desenvolvimento
Curso: Pedagogia 1C
Matéria: Psicologia do Desenvolvimento
Profº André Arico
1ª Semana: O cromossomo determina o sexo do bebê, fazendo uma cópia tronco; nessa semana tem a possibilidade de verificar se a criança tem vulnerabilidade para algumas doenças.
2ª Semana: O tronco do bebê se estica, forma-se o cérebro e a espinha dorsal; o bebê retira da corrente sanguínea da mãe tudo o que precisa para crescer.
3ª Semana: O bebê começa a ter vida; todas as células do coração pulsam e o coração bombeia.
4ª Semana: Placas de tecido formam o rosto; o bebê tem aproximadamente o tamanho de um grão de feijão; o coração bate 80 vezes por minuto; nascem os braços e pernas.
6ª Semana: O bebê mede cerca de 2 cm de comprimento; os olhos ainda sem as pálpebras; a cabeça do bebê ainda é grande se comparada com o corpo.
8ª Semana: O bebê se parece bem com um ser humano; agora o bebê deixa de retirar da corrente sanguínea da mãe tudo o que precisa para crescer e começa a se alimentar atrás da placenta.
9ª Semana: O feto começa a se contrair; cresce os músculos; a conexão com o cérebro começa a se desenvolver; os batimentos cardíacos chegam a 157 batidas por minuto.
10ª Semana: A mãe realiza seu primeiro exame de ultrassom; o pulmão do bebê esta cheio de liquido amniótico; o médico ginecologista obstetra estabelece a data prevista para o parto; verifica-se a chance da criança ter Síndrome de Down.
11ª Semana: Dentro da barriga da mãe o bebê brinca, empurra, salta e pula; forma-se o fígado e os rins; o bebê mede cerca de 7 cm de comprimento.
12ª Semana: Acontece o funcionamento dos órgãos genitais, formam-se o pênis nos meninos e o clitóris nas meninas; com isso, acontece a produção de óvulos e testosterona.
16ª Semana: O Bebê mede cerca de 14 cm; sistema nervoso já esta ativo; os músculos estão flexíveis; os ossos endurecidos e as mãos desenvolvidas; o cérebro tem total controle, os batimentos cardíacos chegam a 140/150 batidas por minuto.
18ª