Psicologia do Desenvolvimento
No decorrer desse trabalho falaremos sobre a terceira infância que é uma etapa que é referente aos 6 á 12 anos. Neste período a criança começa a ir para a escola onde ira ter experiência com outras crianças. Ela passa a ter novas descobertas e novos conhecimentos. Nessa fase o avanço físico demora mais para acontecer do que nos anos anteriores porem o corpo começa ficar apto a realizar coisas que antes não podia. Como por exemplo, o desenvolvimento cognitivo como ler e escrever. Assim a criança começa a ter o contato com as outras crianças e a aumentar seu desenvolvimento emocional e social. Elas também passam a notar as diferenças entre meninos e meninas, e comparar habilidades.
Nessa idade a criança aprende a conviver em grupos de amigos e se caso a mesma sofrer algum tipo de rejeição, ela poderá ter problemas.
Os amigos tomam uma conotação de influência maior do que antes, apesar da importância dos pais continuarem. Todo esse desenvolvimento é alcançado de acordo com a estrutura familiar e as relações com seus cuidadores.
Neste trabalho também iremos apresentar as observações físicas, cognitivas, perspectivas, sociais, e de personalidade feitas das crianças na escola, que irá mostrar como cada um se comporta no ambiente escolar. Tendo como principal referencia o livro PAPALIA, Desenvolvimento Humano Ed.8
2. Terceira Infância:
A terceira Infância é compreendida por volta dos 6 á 12 anos ,nessa fase a criança começa a ter contato com outras crianças e desenvolver aspectos mais realistas de si mesmos e dos outros.
Convivendo com outras crianças da mesma idade elas passam a descobrir e percebem suas próprias atitudes, valores e habilidades. Elas passam a preferir as convivências com crianças com características parecidas ou idênticas de si mesmas de acordo com suas culturas e experiências aprendidas com o meio social.
Segundo Erik Erikson nesse período a criança está sendo alfabetizada e freqüentando a escola o que propicia o