Psicologia do desenvolvimento
Compreender o desenvolvimento humano é uma condição para tentar responder o porquê das condutas do bebê, da criança, do adolescente, do jovem, do adulto e dos mais velhos. O desenvolvimento é um processo contínuo e ininterrupto em que aspectos biológicos, físicos, sociais e culturais se interconectam, se influenciam reciprocamente, produzindo indivíduos com um modo de pensar, sentir e estar no mundo absolutamente singulares e únicos. Esta área de conhecimento da Psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta, isto é, a idade em que todos esses aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. E a partir de um fenômeno contemporâneo – o prolongamento da vida – inclui também a idade pós-adulta. Existem várias teorias do desenvolvimento humano em Psicologia. Elas foram construídas a partir de observações, pesquisas com grupos de indivíduos de diferentes faixas etárias ou de diferentes culturas, estudos de casos clínicos, acompanhamentos de indivíduos desde o nascimento até a idade adulta.
O DESENVOLVIMENTO HUMANO
O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. Procura estudar e compreender as mudanças comportamentais que ocorrem com o passar dos anos, com o crescimento do indivíduo. Tal estudo compreende duas questões mais importantes: O que o indivíduo faz em cada idade? Por que faz isso nessa idade?
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
A criança não é um adulto em miniatura. Ao contrário, ela apresenta características próprias de sua idade. Compreender isso é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. Estudos e pesquisas de Piaget demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária, isto é,