PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM – ESTUDO DE CASO
Procedimentos para a realização do estudo de caso:
SINTOMAS:
1- Não consegue manter a atenção, frequentemente parece não escutar o que está sendo dito, não obedece a ordens;
2- Apresenta dificuldades para permanecer sentado;
3- Não gosta de jogos ou brinquedos que exijam concentração;
4- Apresenta queixa de agressividade em relação aos colegas, de desobediência, de desatenção, de recusa em fazer as atividades propostas, em copiar as atividades da lousa e em fazer as tarefas de casa, e de desorganização do seu material;
5- Apresenta dificuldades para esperar a sua vez, frequentemente dá respostas precipitadas, fala em excesso e interrompe os outros nas conversas.
6- Dificuldade de relacionamento familia/ escola/social
7- Envolve em acidentes caseiros;
8- Pega objetos dos outros;
9- Impaciência;
10- Não tem o hábito adequado de estudo (só estuda em época de prova, não realiza as tarefas solicitadas).
PRESCRIÇÃO DO CASO:
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma complexa desordem comportamental que leva a criança a graus variáveis de comprometimento na vida social, emocional, escolar e familiar. É marcado por distúrbios motores, perceptivos, cognitivos e comportamentais que geram dificuldades globais no desenvolvimento infantil.
A sintomatologia principal é a desatenção, hiperatividade e impulsividade da criança.
PROCEDIMENTOS A SEREM FEITOS:
- Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais, computadores, vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais, livros, etc. A diversidade de materiais pedagógicos aumenta consideravelmente o interesse do aluno nas aulas e, portanto, melhora a atenção sustentada.
- Adaptações ambientais na sala de aula: mudar as mesas e/ou cadeiras para evitar distrações. Não é indicado que alunos com TDAH sentem junto a portas, janelas e nas últimas fileiras da sala de