PSICOLOGIA DO COTIDIANO: RELIGIÕES – MANIFESTAÇÕES DE FÉ
Ao longo da história observamos que a religião é vista diante de dois aspectos: política e manifestações de fé. Partindo deste conceito o grupo apresentou interesse em observar as prováveis manifestações de fé presentes na maioria das religiões existentes.
Outros motivos nos motivaram a curiosidade em conhecer melhor o assunto e a possibilidade de observar em situações cotidianas manifestações de fé. Como estudantes de psicologia, acreditamos que futuramente estaremos diante de diversos assuntos que viram como encaminhamentos, ou queixas específicas, e não podemos ignorar este assunto, mesmo polêmico e desafiador.
O nome Evolução dado ao grupo está inteiramente ligado a grande possibilidade de construções e desconstruções de conceitos que serão realizadas pelo grupo durante todo o processo de estudo, podendo resultar numa possível “evolução”, numa mudança interior, na manifestação de atitudes diferentes.
2. METODOLOGIA
2.1 Sujeitos
Os sujeitos observados foram pessoas seguidoras de diversas religiões abrangendo cristãos (católicos, evangélicos de várias denominações), espíritas Kardecistas, seguidores de religiões africanas como Candomblé e Umbanda, testemunhas de Jeová, budistas.
Acreditamos que a faixa etária foi bem mista, encontramos desde crianças a idosos, todos foram observados sem qualquer interferência, não foram questionados quanto às suas manifestações de fé. É importante destacarmos que:
A grande maioria dos sujeitos apresentados era do sexo feminino;
Havia um número de criança significante;
A presença de manifestações diversas (expressivas ou mais contidas);
Muita sensibilidade e atenção por parte dos sujeitos, principalmente os adultos;
Em todas havia a presença de um líder.
2.2 Locais
A maioria das observações foram realizadas em templos religiosos muitas vezes chamados de igrejas e algumas em lugares públicos, ruas da cidade. Os seguidores do Cristianismo (àqueles que acreditam em Jesus