Psicologia do comportamento organizaciona
Como preocupação humana, os temas da psicologia são discutidos há milhares de anos; porém, é recente a Psicologia como disciplina cientíca.
Dentro deste panorama histórico, os autores sempre se perguntaram: O que é Psicologia?
A palavra Psicologia vem do grego psyché, que quer dizer alma, e de logos, que quer dizer razão. Ou seja, psicologia, literalmente, quer dizer estudo da alma. Alma, nesse caso, de - nida como a “parte imaterial do ser humano e abarcariaopensamento,ossentimentosdeamor e ódio, a irracionalidade, o desejo, a sensação e a percepção” (BOCK, 1999, p.33). Para repre - sentar a Psicologia, encontramos a letra grega Ψ como símbolo.
A fundação da psicologia cientíca é creditada ao psicólogo alemão Wilhelm
Wundt que,em1879,fundouoprimeiro laboratório de Psicologia em Leipzig, na Alemanha.
Até a implantação desse primeiro laboratório, os conteúdos da Psicologia eram discutidos inicialmente por lósofos e, também, recebiam inuências de outras disciplinas, como a sociologia, biologia, antropologia e siologia.
Mas por que a psicologia levou tanto tempo para se separar dessas disciplinas? O que faltava para que se tornasse ciência?
Para respondermos essasquestões devemos nos perguntar “oqueé ciência”?
Nãoétarefafácilderesponder.Sabemos,muitasvezes,descreveroqueum
cientista faz, mas ainda assim é difícil dizer o que é ciência.
A ciência é uma forma de conhecimento de que o homem se utiliza para descrever o mundo ao seu redor. Podemos encontrar, na história do conheci - mentoouda epistemologia,quatrotiposde conhecimento:omístico,ológico,o jurídico e o cientíco.AULA 1 • PSICOLOGIAORGANIZACIONAL FATEC - Psicanálise Clínica 08
Pensando sobre o assunto
A ciência tem como objetivo descrever, controlar e prever certos fenômenos, fazendo com que se produza um conhecimento novo. É próprio da ciência formular enunciados no formato de princípios ou leis. Também cabe à ciência criar novas