Psicologia de grupo
A psicologia individual esta relacionada com a opinião e o vinculo de relacionamento entre um indivíduo com a sociedade, ou seja, com os familiares, amigos, relacionamentos, enfim, da masspodemos descrever como fenômenos sociais. E em contra partida, podemos descrever como “narcisistas” onde retiramos opinião de outros indivíduos. Já a psicologia de grupo se difere por um individuo que seja líder, em um ambiente, ou em uma instituição, na política, será sempre uma pessoa que vai liderar uma grande multidão ou povoado.
A descrição de Le bom da mente grupal
Seja qualquer pessoa que cria, por semelhantes ou dessemelhantes que seja sua rotina de vida, suas profissões, sua índole ou sua capacidade. O fato de terem sido transformados em m grupo, transforma o individuo a ser totalmente diferente de cada membro dele.
Já a mente grupal segundo Le bom, ela não apresenta somente uma alternativa que um psicanalista encontre um obstáculo em fazer derivar de sua fonte.
Outras descrições da vida mental coletiva
A mente grupal tem uma capacidade criativa no ramo da inteligência, sobretudo pelo vínculo da massa, a própria linguagem pela diversificação, pelo folclore, por canções populares e outros fatores semelhantes. O autor enumera cinco “ condições principais” para um crescimento da vida mental coletiva.
1 - A continuidade de existência no grupo, seja ela material ou formal.
2 – Cada membro do grupo forme alguma ideia definida, para que se possa manter uma relação emocional estável com os demais do grupo.
3 – Que haja interação com o grupo para que eles se difiram em vários aspectos.
4 – Que o grupo tenha suas tradições, costumes e hábitos que determine a relação de seus membros uns com os outros.
5 – que o grupo tenha estrutura definida. Sugestão e libido. Aprendemos com Mc Dougall e com outros autores que os grupos se diferenciam por sua especial sugestionabilidade, ou seja, a sugestão é um acontecimento