Psicologia da Saúd
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS
TRABALHO DE INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DA SAÚDE E HOSPITALAR
BIANCA GARCIA
3132115-1
CAROLINA NANINI
3134988-9
CATHERINE DACHTELBERG
3133922-0
LUIZA MELO
3135358-4
MARIANA ZERON
3136192-7
MAURÍCIO ALVES
3135634-6
RENAN MACRINI
3131281-0
THAIS ROCHA
3134684-7
SÃO PAULO
2013
1. Introdução
As transformações vividas pela sociedade contemporânea como mudanças socioeconômicas, políticas, tecnológicas e socioculturais configuram uma nova forma de competência profissional, um modo diferente de perceber a inserção do psicólogo na sociedade atual.
Na área clinica existe um movimento de expansão, que procura incorporar, para um melhor entendimento do indivíduo, atividades de satisfação das necessidades básicas de saúde, prevenindo assim, a necessidade de atendimento ambulatorial e hospitalar e ações especializadas que requerem um maior acompanhamento em UBS - Unidades Básicas de Saúde e hospitais. Com isso, há uma maior compreensão do movimento saúde/doença, que não mais se restringe a atendimentos psicoterápicos individuais em consultórios.
O psicólogo necessita romper o papel limitado de atuação tradicional em consultório e envolver-se em ações com maior influência. Na clínica, esse movimento provém da inserção do profissional em instituições de saúde.
2. Objetivo
A Psicologia da Saúde, como um novo campo de atuação, objetiva entender os aspectos psicológicos envolvidos no processo saúde/doença levando em consideração a história do indivíduo, dos grupos sociais, do ambiente, das crenças e dos valores morais e religiosos. A partir dela se promove, previne e trata as doenças desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e assistência. Seus desafios futuros giram em torno do aumento da duração de vida saudável das pessoas e do acesso a serviços de saúde preventiva, redução das