psicologia da saude
Conforme o aprendizado propicio e prazeroso ou então distúrbios de conduta/e ou aprendizado. A função da escola é educar, conforme o significado etimológico da palavra “colocar para fora”. Quando a criança chega à escola ela tem, além dos seus aspectos constitucionais, suas vivencias com os familiares assim o ambiente escola será uma peça fundamental em seu desenvolvimento. Na escola acontece um interjogo de forças inconscientes que se cruzam através de situações manifestas, claras e evidentes ou de um sutil operar oculto, latente e nem por isso, menos operante.
Algumas escolas tem seu processo educacional mais dirigido, com mais estreitos ao contrario de outras mais abertas e mais liberais. Um adolescente com dificuldades de organização poderá se beneficiar (ou não) de um ambiente escolar mais estruturado e de limites mais precisos, procurando conhecer como funciona determinada escola. As escolas por seu lado tem o que chamamos de um currículo manifesto e um currículo oculto, ou seja, aquilo que manifestamente é dito como a verdadeira pratica do cotidiano da sala de aula. O processo educação/escola é hoje alvo de questionamento que se situam basicamente em dois polos.
A primeira é Educação tradicional já que nos tornamos adultos pelo menos supostamente aptos: mas nem todos viveram essa experiência com prazer, alegria e satisfação e aprender como deve ser o processo educacional.
A segunda Educação progressiva tem favorecido em alguns casos a obtenção de uma relação mais tranquila e flexível com o mundo do conhecimento e de desenvolvido boa capacidade dos alunos para pensar de forma espontânea, criativa e autônoma.
A escola é feita por pessoas que lidam melhor ou pior com determinadas circunstancias assim os professores são muitas vezes os primeiros objetos após o pai de amor edípico que ocorre uma transferência amorosa, por exemplo, um menino pode transferir o amor que se sente pela mãe para uma determinada professora. Também