psicologia da saude - sus
Com a Constituição Federal de 1988, ocorreu, em nosso país, uma mudança na concepção clássica de atenção à saúde, o SUS é resultado de um amplo processo politico que mobilizou a sociedade brasileira para propor novos modelos de organização de sistema, serviços e práticas de saúde. Com essa estruturação, os psicólogos ocupam um lugar de apoio, junto ás equipes de referência, na perspectiva de ampliação da clinica e realização de projetos terapêuticos, com o objetivo de facilitar a vinculação entre profissionais e usuários, impedindo a psiquiatrização e psicologização do sofrimento, uma área que emprega muitos profissionais de Psicologia, no Brasil. Estes estão distribuídos e atuam em instituições de:
A saúde tem como fatores determinantes a:
- Alimentação
- Moradia
- saneamento básico
- educação entre outros.
A Saúde Pública é uma área que emprega muitos profissionais de Psicologia, no Brasil. Estes estão distribuídos e atuam em instituições de
- saúde mental,
- Unidades Básicas de Saúde
- hospitais.
Desde a sua regulamentação como profissão, no Brasil, a Psicologia tem conquistado e ampliado o seu espaço na saúde Publica, sobretudo após a reforma sanitária e a instituição do Sistema Único de saúde (SUS) que foi um marco para um novo olhar sobre o conceito de saúde e doença. Aquilo que antes era visto somente como a ausência de doença física, começou a considerar aspectos sociais e culturais d individuo, com a criação do campo chamado saúde mental.
Essa porta de entrada na saúde publica associada ao modelo prevalente de formação nos cursos de graduação acarretou alguns impasses na atuação dos psicólogos na saúde notadamente em dois aspectos:
- Relação da saúde mental com o conjunto da saúde pública
- Construção da identidade/perfil do psicólogo na saúde no contexto de sua formação.
As praticas clinicas, até então, foram ”direcionadas aos padrões de classe média, que tem servido de base para padronização de