Psicologia da educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PÓLO AGUDOS
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ADÉLIA APARECIDA VITTI FELÃO
RA: 354037
ELISANGELA CARVALHO DE OLIVEIRA BINO
RA: 357716
PATRICIA APARECIDA EUGENIO COMIN
RA: 357722
TÂNIA BAPTISTA FERNANDES
RA: 354256
DAYANE APARECIDA DE LIMA
RA: 388775
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, sob orientação do professor-tutor à distância Renata Manfrin Schmidt.
AGUDOS, 14 DE SETEMBRO DE 2012.
.
TEÓRICOS CLÁSSICOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Introdução
Este trabalho tem por finalidade apresentar alguns dos filósofos que com suas teorias contribuíram para a Pedagogia e na Psicologia nos dias de hoje. Faremos também neste artigo uma abordagem sucinta da teoria de Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Paul Hyacinthe Wallon e Lev Semenovich Vygotsky. È uma área, que por meio de suas correntes psicológicas ajudam a elaborar algumas teorias de aprendizagem que auxiliam as praticam educacionais.
Sigmund Freud
Sigmund Freud nasceu em 1856 em Freiberg, na Áustria, numa família judia de classe média que, três anos depois, se mudaria para Viena, onde Freud se formou em medicina. Seu interesse pela pesquisa o levou a estudar neuropatologia em Paris e a se associar ao médico Joseph Breuer (1842-1925). Casou-se com Martha Bernays, com quem teve seis filhos. Experiências clínicas e pessoais, como a morte do pai, foram elaboradas por Freud como teoria psicanalítica e apresentadas pela primeira vez de modo sistemático no livro A Interpretação dos Sonhos (1900), ao qual se seguiram Psicopatologia da Vida Cotidiana (1904) e Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905). A obra de Freud adquiriu amplitude de temas em Totem e Tabu (1913) e O Mal-Estar na Civilização (1930). Acuado pelos nazistas, ele mudou-se com a família em 1938 para Londres, onde morreu no ano seguinte.
Aspectos relevantes da