psicologia da educação
A contribuição da psicologia da educação abrange dois aspectos fundamentais:
1. Compreensão do aluno: _Compreender as suas necessidades individuais e seu desenvolvimento; _O aluno não é um ser ideal; _É um ser em formação;
2. Compreensão do processo ensino-aprendizagem. A contribuição da psicologia da educação abrange dois aspectos fundamentais: _Não é suficiente conhecer o aluno, se faz necessário saber como funciona o processo de aprendizagem, como também os fatores que facilitam ou prejudicam a aprendizagem, de que forma o aluno pode aprender de maneira mais eficiente. -O Professor deve compreender o seu papel.
A compreensão do papel do professor.
No processo de ensino-aprendizagem o professor também aprende enquanto ensina.
O professor costuma ser exemplo para seus alunos, nem sempre ele tem consciência de que além de mero transmissor de conhecimentos, ele é mais um dos exemplos que os alunos em desenvolvimento poderão vir a imitar.
As pesquisas têm demonstrado que o conhecimento da matéria e a eficiência do ensino não são as características mais valorizadas pelos alunos.
O mais importante é o relacionamento do professor com os alunos , os que mantêm relações agradáveis com seu alunos têm mais probabilidades de serem bem sucedidos em seu trabalho educativo.
A participação em atividades escolares extraclasse é responsável por grande parte da aprendizagem dos alunos.
A participação do professor em atividades da comunidade leva-o a conhecer melhor o resultado de seu trabalho e orientar seus alunos levando em conta as aspirações reais da população.
O professor deve realizar-se com o seu trabalho, quanto maior a realização, mais dedicação e aperfeiçoamento.
A compreensão do papel do aluno
Quanto maior a compreensão dos seus alunos melhor será o trabalho do professor.
Cada etapa da criança na escola demanda necessidades diferentes de