psicologia da educação
RESUMO
Este paper tem como objetivo apresentar uma análise da relação estabelecida entre a psicologia e o processo de ensino e aprendizagem, e constatar como a integração da psicologia à prática pedagógica que está inteiramente ligada ao desenvolvimento do aluno e influencia na formação da auto-estima. O conhecimento interior através da psicologia da educação pode ser conseguido com um trabalho de resgate de valores, bem como se consegue uma nova visão de mundo das pessoas. A vida que é atribuída aos pais, a necessidade de estarem muitas horas ausentes de casa e a falta de informação e preparação destes os leva a tomar atitudes que muitas vezes não são recomendadas para melhorar o convívio social e transformá-lo em harmonioso ou pelo menos equilibrado, pelo contrário acabam influenciando de modo negativo e as crianças incorporam tudo como aprendizado.
Palavras-chave:Psicologia. Educação. Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Os Valores que estão em questão dentro da educação são determinados a um processo evolutivo dentro da Sociedade e dentro do ensino – Aprendizagem, acredita-se que o resgate de valores será possível se o professor trabalhar nas relações interpessoais, a auto estima e a valorização do “EU” inserido nas práticas educativas através da psicologia da educação.
Sendo assim, sente-se a necessidade de trabalhar tão importante tema, já que deparamos com muitas situações de conflitos, de problemas de aprendizagem muitas vezes resultantes de um relacionamento conflituoso entre professor/aluno, aluno/aluno. Assim, pretende-se estudar a relação afetiva entre professor e aluno, considerando sua importância no processo ensino-aprendizagem.
2 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
As crianças necessitam de um trabalho de resgate de valores, como noções de solidariedade, justiça, respeito mútuo, diálogo, para que além de melhorar o relacionamento com seus