Psicologia da Educação
Behaviorismo: o objeto de estudo do behaviorismo é o comportamento. O comportamento das pessoas está entre duas influências ambientais; uma que o precede (o antecedente) e outra que o sucede (suas consequências). Segundo Skinner o comportamento é aprendido em virtude da consequência que ele provoca, ou seja, o sujeito age sobre o ambiente e o efeito desta ação provoca determinado comportamento. Podemos concluir que para os behavioristas as consequências são fundamentais na determinação do comportamento, dependendo do tipo de consequências, pode fortalecer ou enfraquecer o comportamento.
Gestalt conhecida também como a Psicologia da Boa Forma: Assim como os behavioristas, os gestaltistas também definem a Psicologia como ciência que estuda o comportamento, porém o objeto de estudo da teoria da Gestalt é a percepção, para os Gestaltistas, o que os indivíduos percebe e como ele percebe são importante para a compreensão do comportamento humano. Os Gestaltistas procurava compreender quais são os processos psicológicos que estão envolvidos na ilusão de ótica, quando o estimo físico é percebido de uma forma diferente do que ele tem na realidade, segundo os Gestalt percebemos o objeto como um todo porque o cérebro é dinâmico, ou seja, funciona com todos elementos ao mesmo tempo. Referente à aprendizagem, os gestaltistas acredita que a aprendizagem não se realiza por ensaios e erros, porém como um instalo - de repente compreendemos alguma coisa, mas não é apenas de forma repentina que faz com que a gente compreenda ou apreenda, a compreensão e aprendizagem são resultados de nossas experiências da forma como percebemos os estimos ao nosso retor, assim a aprendizagem é para Gestalt um processo global.
Psicanálise: seu fundador é Freud. Seu objeto de estudo é a consciência e a inconsciência. Freud alega que para compreender o comportamento humano deve ser além da consciência, pois não são