PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA
DA
EDUCAÇÃO
Índice
Influências no desenvolvimento: 4
Hereditariedade 4
Meio 5
Maturação 5
Princípios Maturacionais: 6
Modelos e Teorias de Desenvolvimento: 6
Skinner e o Behaviorismo 7
Aprendizagem e Memória 9
Aprendizagem e Transferência 11
Avaliação 12
Rogers e a Educação 14
Psicologia da Educação
A Psicologia da Educação estuda como os seres humanos aprendem em ambientes educativos, a eficácia das intervenções educativas, a aplicação da psicologia no ensino e nas escolas.
Embora os termos “psicologia educativa/educacional” e “psicologia escolar” sejam muitas vezes utilizados como sinónimos, investigadores e teóricos são susceptíveis de ser identificados como psicólogos educacionais, enquanto que nas escolas profissionais ou relacionadas com a escola definições são identificados como psicólogos escolares.
O psicólogo desta área interessa-se com a forma como os alunos aprendem e se desenvolvem, por vezes em subgrupos particulares como crianças com determinada deficiência.
Para entender as características dos alunos na infância, adolescência, idade adulta, e na velhice, estes psicólogo desenvolve e aplica teorias do desenvolvimento humano. Muitas vezes expressas em fases de maturação, de desenvolvimento, e de teorias que descrevem mudanças nas habilidades mentais (cognição), papéis sociais, morais, raciocínio, e crenças sobre a natureza do conhecimento. Conceitos Básicos de Psicologia do Desenvolvimento
A Psicologia do Desenvolvimento pretende descrever e explicar os eventos ocorridos no decorrer do tempo, que levam a determinados pensamentos, emoções, comportamentos emergentes e formas de interação social presentes na infância, adolescência ou idade adulta, de maneira ordenada e relativamente duradoura. O estudo das formas de comportamento, por sua freqüência e marcada incidência em determinadas etapas