Psicologia da educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Aparecida dos Santos Viana – RA: 3828695763
Gessy Gleide Pessoa Assunção – RA: 3830725479
Maria Sandra Clementino Leite – RA: 3813655711
Maria Raquel dos Santos Ferreira RA: 4300070078
Rosimeyre Alves de Oliveira – RA: 3869739490
Suelen Bezerra da Fonsêca – RA: 4303777893
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, sob orientação do professor-tutor à distância Mirna Jacobs.
Taguatinga - DF
2012
INTRODUÇÃO
Tivemos importantes pensadores que por meio de suas pesquisas contribuíram para o desenvolvimento da educação. Freud teve grande contribuição na pedagogia e na área social, já que o ato de educar está profundamente relacionado ao desenvolvimento humano, especialmente do aparelho psíquico, onde ocorre a aprendizagem. Já Piaget achava que a escola deveria partir dos esquemas de assimilação da criança, com atividades desafiadoras que promovam descobertas e construção do conhecimento. Por sua vez, Walon, estava interessado em compreender como a pessoa se desenvolve no conjunto de todos os aspectos, não considerava o desenvolvimento intelectual como meta máxima da educação, mas sim a formação da pessoa como um todo. Para Vygotsky o homem adquiria conhecimento através da interação do sujeito com o meio, sendo intermediado pela linguagem e capacidade de aprender, assim trouxe grandes contribuições com suas teorias no que se refere ao aprendizado e desenvolvimento do indivíduo, tornando – se um referencial para pesquisas e estudos na área educacional.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Morávia em 1856, que na época pertencia ao império austríaco, formou-se em medicina e se especializou em doenças mentais, foi considerado o