psicologia da educação
Centro Educacional Claretiano
Curso de História – 3º ano / 2013 - 2º Semestre
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - CICLO II
Atividade: Com base nas Unidades 1 e 2, preencha o quadro a seguir e poste-o em seu Portfólio.
Para realizar esta atividade, descreva: • No momento histórico: as transformações e fatos que aconteceram na época do surgimento das diferentes escolas.
• Nos principais representantes: os fundadores de tais escolas.
• Nas principais ideias: quais as características ou princípios que definem cada uma das escolas.
• Nas contribuições: descrever quais contribuições as diferentes escolas proporcionaram para a ciência e/ou para a Psicologia e/ou para a educação.
Escola: Estruturalismo
Momento Histórico: Segunda Metade do século XIX. Caracterizado pelo pensamento liberal, pela ascensão dos valores burgueses, defesa da propriedade privada e da economia de mercado. Liberalismo politico que reconhece igualdade jurídica entre todos perante a lei. Período de modernização da sociedade e de grande desenvolvimento tecnológico e científico. Uma nova organização do trabalho e das Instituições de ensino. Psicologia voltada para sociedade e não para o indivíduo.
Principais representantes: Wilhelm Wundt (iniciou a teoria) e Edward Titchner (Pai da Teoria).
Principais idéias: Pode ser entendida como o estudo dos elementos da consciência por meio da introspecção e do experimentalismo adotados em laboratórios. A análise das estruturas fundamentais (processos psíquicos conscientes) e a descoberta de seus mecanismos associativos também são objetivos da Psicologia Estruturalista.
Contribuições: Ciência e/ou Psicologia e/ou Educação: Possibilitar que a psicologia se tornasse Ciência. Abrir caminho para o campo da pesquisa experimental em Psicologia.
Escola: Funcionalismo
Momento Histórico: Segunda Metade do século XIX. Forte pragmatismo pregado pelos norte-americanos decorrentes do rápido crescimento de fábricas e da economia em