psicologia da educaçao
A.1 JEAN PIAGET
Jean Piaget nasceu em 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça, e faleceu aos 84 anos em Genebra, em 17 de setembro de 1980. Casou-se e teve três filhos e juntamente com sua esposa estudou o desenvolvimento cognitivo de seus filhos. Foi membro da Unesco, e em 1940, Piaget assumiu a direção do instituto Jean-Jacques Rosseau.
Piaget colaborou de maneira significativa para o avanço dos estudos relacionados à psicopedagogia à psicologia destacando e sistematizando o desenvolvimento cognitivo, desde o nascimento até a adolescência da pessoa, em uma perspectiva construtivista.
A teoria desenvolvida por Jean Piaget, conhecida como epistemologia genética, tem como fontes, de um lado, o conhecimento cientifico, e de outro, a origem desse conhecimento. Assim o foco de sua teoria é o sujeito epistêmico, o individuo no seu processo de construção do conhecimento, principalmente o desenvolvimento infantil.
Conforme Davis e Oliveira (1994, p. 37), inicialmente Piaget trabalhou com dois psicólogos franceses, Binet e Simon que, por volta de 1905, tentavam elaborar um sistema para medir a inteligência das crianças que frequentavam a escolas francesas. Tal instrumento_ o teste de inteligência de Binet- Simon_ foi o primeiro teste destinado a fornecer a idade mental de um individuo e é até hoje utilizado, depois de ter sofrido sucessivas adaptações. Ao analisar as respostas das crianças do sic teste, Piaget começou a se interessar pelas respostas erradas das crianças, salientando que essas só “erravam” porque as respostas eram analisadas a partir do ponto de vista do adulto. Na verdade, as respostas infantis seguiam uma lógica própria.
Nunes e Silveira (2008, p. 82) ainda relatam que, segundo Piaget, a evolução do conhecimento é um processo continuo construído a partir da interação ativa do sujeito com o meio (físico e social). O desenvolvimento passa por estágios sucessivos de organização do campo cognitivo e afetivo, que vão