psicologia da aprendizagem
Teoria da Psicanálise
Autor principal:
Sigmund Freud (1856-1939)
Conceito da teoria:
A psicanálise é um método criado pelo médico e neurólogo Freud, que tem como objetivo a investigação e o tratamento das doenças mentais. Tem por base a análise dos conflitos sexuais inconscientes que originados durante a infância. As fases de desenvolvimento psicoafetivo da criança.
Fase oral- 0 a 1 ano.
Fase anal- 1 a 3 anos.
Fase fálica- 3 a 5 anos.
Fase de latência- 5 a 11 anos.
Fase genital- adolescência e fase adulta.
Postura do professor e sua relação com o aluno:
O foco está sobre a dimensão cognitiva e nos aspectos intelectuais do aluno. O professor precisa ajudar o aluno a buscar o equilíbrio na construção do “eu”(ego), para que a aprendizagem possa ocorrer de forma eficaz, mas para isso deve conhecer o processo de funcionamento de seus alunos e não excluir-se desse processo.
Visão pedagógica sobre a aprendizagem:
O educador precisa ajudar o educando a buscar o equilíbrio na construção do “eu”. O professor, pelo menos nas sérias iniciais, atua como uma espécie de figura substituta dos pais - herda sua autoridade e os sentimentos que a criança dirige a eles. Sendo a relação familiar um paradigma da relação professor-aluno.
Metodologias de ensino e aprendizagem:
Ambos estão atrelados a afetividade.
Formas de avaliação:
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Autor Principal:
Jean Piaget (1896-1980)
Conceito da Teoria:
De acordo com esta teoria, o desenvolvimento cognitivo humano é dividido em 4 estágios: sensório-motor, pré-operacional, operações concretas e operações formais.
Postura do professor e sua relação com o aluno:
A função do professor é ser mediador do conhecimento, tendo a convicção que o aprendiz é que produz a aprendizagem. Segundo Piaget o professor deve avaliar os conceitos errados dos alunos considerando a interpretação do mundo, dos fatos, e é