Psicologia da aprendizagem
ESTADUAL DE LONDRINA
ANÁLISE DE PROTOCOLO DE UM DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO
LONDRINA
2010
ANÁLISE DE PROTOCOLO DE UM DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO
Trabalho apresentado a professora Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis da disciplina Psicologia da Aprendizagem como requisito parcial para a obtenção da média semestral.
Londrina
2010
INTRODUÇÃO Em nosso trabalho observamos um protocolo de diagnóstico operatório de uma criança de 8 anos e 5 meses. Com as respostas obtidas através desse protocolo usamos a Teoria Piagetiana que se refere ao período Pré-operatório e o Operatório-concreto, com isso analisamos se as respostas dadas pela criança estava de acordo com a sua idade e se ela se encontrava no período esperado. Utilizamos também algumas partes do livro de Iris Barbosa Goulart “Experiências básicas para utilização do professor” para classificar em que nível de desenvolvimento a criança estava, sendo do nível 1 a criança que está começando o processo de desenvolvimento, do nível 2 a criança que já consegue compreender alguns fatores mas não está completamente desenvolvida, e do nível 3 a criança que já se encontra desenvolvida. O trabalho se encontra dividido em fundamentação teórica, método, resultado e discussões e considerações finais. Nesses tópicos vamos apresentar o que tomamos por base para a observação e mostraremos os resultados obtidos através da análise do protocolo de diagnóstico operatório.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Usaremos como base para nosso trabalho a teoria de Jean Piaget presente em seu livro “Seis estudos de psicologia” e a terceira parte do livro de Iris Barbosa Goulart “Experiências básicas para utilização do professor”. Na teoria Piagetiana o foco é o período Pré-operatório e o Operatório-concreto. Também chamado de estágio da Inteligência Simbólica,