Psicologia da aprendizagem e desenvolvimento
Capitulo 1
Perspectivas Teórico-Metodológicas em Desenvolvimento Humano.
O estudo do desenvolvimento humano abrange: * Processos psicológicos – Genética, evolução e regulações fisiológicas; * Espaço Cultural – Família, escola e amigos; * Tempo Real – História e cultura; * Desdobramento das ações das pessoas.
Mesmo observando sob pontos de visa distintos, algumas características são comuns a todas as teorias.
Três elementos constitutivos: * Os campos interativos – o sujeito age; * Os componentes individuais – aspectos biopsicossociais dos envolvidos no processo; * O tempo – processo de desenvolvimento de cada pessoa.
a) Visão Psicanalítica de Sigmund Freud (1856-1939)
Freud propõe que somos movidos por conflitos e por motivos os quais não sabemos (inconsciente) e que nossa personalidade é moldada pelas primeiras experiências da vida. Elaborou uma teoria sobre o desenvolvimento psicológico do ser humano. É um processo conflitivo, somos criaturas biológicas, temos pulsões (desejos) sexuais (produtivas) e agressivas (destrutivas) que devem ser atendidas.
Para Freud, as fases do desenvolvimento humano são: * Oral – Nascimento até o final do 1º ano, o bebê obtêm prazer, satisfação, pela estimulação da região da boca; * Anal – 1º ano até inicio dos 3 anos, a criança já inicia a maturidade neurológica da região pélvica e começa a sentir o enchimento da bexiga e do intestino. Esvaziá-los provoca a sensação de prazer. * Fálica – 3 aos 6 anos, a curiosidade sexual é bastante presente; * Latência – 6 aos 11 anos, boa parte das normas sociais de convivência é aprendida nesse período; * Genital – 12 anos em diante, a chegada da puberdade desperta conflitos relacionados à identificação sexual.
b) A Teoria Cognitivo-Desenvolvimental, de Jean Piaget (1896-1980)
Piaget buscou articular dois conjuntos de variáveis: as de origem biológica e as de origem na capacidade para