Psicologia Cotidiana
As relações interpessoais surgem quando iniciamos o processo de autoconhecimento, estudando nossos sentimentos e nossos conflitos internos, podemos modificar o ambiente de trabalho, nosso mundo exterior e resolver conflitos e problemas que enfrentamos no dia-a-dia, sejam na empresa, no ambiente organizacional ou em família.
O processo das relações interpessoais é fundamental no desenvolvimento profissional. O processo de comunicação pode interferir nas relações interpessoais, esse é um ponto fundamental, dentro de um grupo ou equipe de trabalho é necessário que haja comunicação, indivíduos muito fechados e introvertidos sentem uma grande dificuldade durante a execução de tarefas e estão mais propícios ao erro por não se comunicarem adequadamente com seus colegas trocando informações que auxiliam na eficiência de todo o processo. O indivíduo que conhece bem seus sentimentos e emoções consegue se expressar melhor e manter uma rede de relacionamentos relacionada sua área de atuação e gostos pessoais. Outra questão fundamental no processo dos relacionamentos interpessoais é a ética de saber impor limites e de respeitar o próximo.
A psicologia no meu dia a dia, principalmente no meu trabalho ajuda muito, porque estar em meio a muitas pessoas, temos a obrigação de aprender lidar e lidar da melhor forma possível com as diferenças dos outros. Não tem como obrigar os outros a ser igual a mim e lidar com o ser humano é lidar com suas emoções que a cada dia elas se mostram de forma diferente. Conviver com pessoas difíceis é uma realidade comum no mundo de hoje, principalmente quando se trata de ambiente de trabalho. Pois, é um local onde existem pessoas completamente diferentes, com comportamentos diversos e maneiras de pensar distintas. Porém, o principal em um ambiente de trabalho é possuirmos uma boa relação e saber respeitar as diferenças.
O nosso jeito de ser é influenciado desde a concepção: na infância, as crianças devem, sob a