Psicologia corporal
TRABALHO PSICOLOGIA CORPORAL
Esquizóide:
O indivíduo esquizóide entende-se por alguém isolado de interações e relações sociais. Estes indivíduos evitam encontros sociais e familiares, não demonstrando interesse na idéia de conviver com outras pessoas. O esquizóide apresenta reações bruscas, falta de excitação ou entusiasmo, indiferença a elogios ou críticas; falta de interesse no presente ou no futuro; aparência fria, sem emoção, caráter violento sendo personalidade encontrada com bastante facilidade em fanáticos. O termo esquizóide traduz-se perfeitamente nos casos de empobrecimento afetivo.
Pontos Positivos: A nível gerencial compartilha formulação de estratégias; uma variedade de pontos de vista podem ser trazidos a tona.
Pontos negativos: Falta de liderança. Clima de suspeita e desconfiança impede a colaboração.
Compulsivo:
O individuo compulsivo é perfeccionista; preocupa-se com pequenos detalhes; falta espontaneidade; incapacidade para relaxar; obstinação. Evita tomar decisões devido ao medo de cometer erros. Incapacidade de desviar de atividades planejadas. Confiança excessiva nas regras e regulamentos.
Pontos Positivos: Bom controle interno e operação eficiente. Estratégias de produtos e mercado bem integradas e definidas.
Pontos Negativos: As tradições são tão enraizadas. As coisas são tão programadas, que disfunções burocráticas, inflexibilidade e resultados inapropriados tornam-se comuns. Gerentes descontentes devido a sua falta de influência e descrição sufocam quaisquer iniciativas.
Psicopatas:
Para o individuo psicopata a mentira é uma ferramenta de trabalho. “Confiantes e carismáticos, também ambiciosos e indiferentes aos sentimentos dos outros, pessoas com o transtorno de personalidade são ardilosas e, às vezes, sobem na carreira passando por cima de muita gente. Desvirtua a verdade com objetivo de conseguir algo para si, para evitar um castigo, para conseguir uma recompensa, para enganar o