Psicologia como ciência
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
ANA CRISTINA RECHIA BRESSAN
DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA
Tubarão 2013
ANA CRISTINA RECHIA BRESSAN
DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA
Professora: Valdirene Brünning
Tubarão
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre Behaviriorismo Radical, Psicologia da Auto-Atualização e a Gestalt mais concretamente, o Behaviorismo Radical, traremos como B. F. Skinner deu inicio ao Behaviorismo Radical, diante disso falaremos sobre seus antecedentes intelectuais, conceitos principais, sua dinâmica e sua estrutura; Logo em seguida, teremos a Psicologia da Auto-Atualização, com Abraham Maslow, onde iremos falar brevemente sobre a sua biografia, e seguindo os traços de Skinner, mostraremos seus antecedentes intelectuais, conceitos principais, sua dinâmica e sua estrutura; Falaremos também, sobre a Gestalt que estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.
Serão objetivos deste trabalho entender como foram criados, seus pontos positivos e negativos, e onde são aplicados os temas aqui tratados.
Está dividido em três partes, na primeira será abordada o Behaviorismo Radical, ele busca compreender questões humanas, como comportamento, liberdade e a cultura, dentro do modelo de seleção por consequências, e rejeitando o uso de variavéis não-físicas. Segundo Skinner, é o campo filosófico da analise comportamental. Na segunda Parte, falaremos sobre a Psicologia da auto-atualização, Maslow dá uma vaga definição de auto-atualização, que seria “o uso e a exploração de plenos talentos, capacidades, potencialidades, etc.” Uma pessoa auto-atualizada seria alguém comum, de quem nada foi tirado. Ou seja, uma pessoa cujos sonhos e aspirações foram