Psicologia Clínica
A psicologia clínica atua com o reconhecimento de sinais e sintomas e avaliação de doenças mentais, assim como o tratamento das mesmas. Algumas áreas da psicologia clínica: •
•
•
•
Transtorno mental: Classificação, estudo das epidemias (epidemiologia), estudo das causas/origem das doenças (etiologia) e a análise de fatores determinantes.
Psicodiagnóstico: Consiste em observar, conhecer os sintomas e sinais que o paciente apresenta, para detectar as doenças e reconhecê-las para uma futura avaliação e/ou tratamento.
Intervenção Psicológica: Procura diferentes formas de ajuda ao paciente através das diversas áreas da psicologia, na qual a psicoterapia tem um papel importante.
Psicologia da reabilitação: Área da psicologia clínica que se dedica ao acompanhamento e reinserção da pessoa no seu cotidiano após um tratamento prolongado, seja de doença física ou mental. O psicólogo clínico é um profissional que trabalha na área da saúde mental. Podendo utilizar a psicoterapia, psicanálise, psicologia analítica, terapia cognitiva-comportamental, dentre
outras,
para
solucionar e promover:
- Saúde mental da criança, do adulto e da terceira idade;
utilizar vários outros métodos qualitativos, para ajudar na saúde mental do paciente.
Os psicólogos não podem receitar nenhum medicamento, de acordo com a lei brasileira. Se houver a necessidade do uso de alguma medicação, o psicólogo encaminha o paciente para o psiquiatra ou para o médico especialista.
Abordagens com as quais
- Problemas de aprendizagem;
- Distúrbios emocionais;
- Abuso de álcool e drogas;
- Psicologia da saúde mental.
Os psicólogos clínicos podem atuar em hospitais, clínicas e consultórios particulares e em
Universidades.
O que faz um psicólogo clínico?
psicólogos clínicos trabalham:
•
Psicanálise: Baseia-se nas teorias de Sigmund
Freud e colaboradores. O objeto de estudo é o inconsciente; •