Psicologia behavorismo e outros
A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Trabalho apresentado como requisito parcial a integralização da P1, da disciplina Psicologia, do Instituto de Ciências Jurídicas, da Faculdade Alfredo Nasser, Sob a orientação da Professora. Aline Souza Araujo.
Aparecida de Goiânia-Go
2014
A HISTORIA DA PSICOLOGIA
A história da psicologia começa desde a idade antiga até a contemporânea influenciada assim por momentos históricos acontecidos em suas respectivas épocas, por exemplo: na Grécia antiga onde começou verdadeiramente os estudos da psicologia tínhamos grandes estudiosos casos de Platão e Sócrates e outros. Pois é a partir dos filósofos gregos que surgiu a Psicologia. Psicologia significa o estudo da alma já que era concebida como parte não material do ser humano.
Na idade média época dominada pelo império romano, época essa em que a igreja católica controlava o saber das pessoas, assim associamos a psicologia nesta época como estudo do conhecimento religioso, Santo Agostinho e São Tomas de Aquino foram os principais pensantes desta época para Santo Agostinho a alma era a manifestação divina do homem, para São Tomas a busca pela razão perfeita seria a busca de Deus.
Na idade moderna época do Renascimento começa a estabelecer regras para conhecimento cientifico para Rene Descartes o homem possuía uma substancia material e uma pensante e que o corpo desprovido de espirito era apenas uma máquina.
Mas é só a partir da Idade contemporânea que realmente começamos a estudar a psicologia com o estudo da psicologia cientifica que é o estudo das percepções, dos pensamentos e sentimentos e que estão relacionados ao sistema nervoso, e neste período que descobrimos que as doenças mentais estão relacionadas ao sistema nervoso.
Nesta época também começamos a falar de escolas de estudos da psicologia que são elas: BEHAVIORISMO,GESTALT E PSICANALISE.
BEHAVIORISMO
Iniciada por Watson teve sua